quarta-feira, 19 de março de 2008

Machado de Assis

Biografia





Filho de um mulato Francisco José de Assis, pintor de paredes e descendente de escravos alforriados e de Maria Leopoldina Machado, uma portuguesa da Ilha de São Miguel. Machado de Assis, era canhoto, passou a infância na chácara de D. Maria José Barroso Pereira, viúva do senador Bento Barroso Pereira, na Ladeira Nova do Livramento, onde sua família morava como agregada, no Rio de Janeiro. De saúde frágil, epilético, gago, pouco se sabe de sua infância e início da juventude. Ficou órfão de mãe muito cedo e também perdeu a irmã mais nova. Não freqüentou regularmente a escola, mas, em 1851, com a morte do pai, sua madrasta Maria Inês, à época morando no bairro em São Cristóvão, emprega-se como doceiro num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é provável que tenha assistido às aulas quando não estava trabalhando.
Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender, e se tornou um dos maiores intelectuais do país, ainda muito jovem. Em São Cristóvão, conheceu a senhora francesa Madamme Gallot, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de francês, que Machado acabou por falar fluentemente, tendo traduzido o romance Os Trabalhadores do Mar, de Victor Hugo, na juventude. Também aprendeu inglês, chegando a traduzir poemas deste idioma, como O Corvo, de Edgar Allan Poe. Posteriormente, estudou alemão, sempre como autodidata.

Alguns contos:


A Carteira (conto do livro Contos Fluminenses)
Miss Dollar(conto do livro Contos Fluminenses)
O Alienista(conto do livro Papéis Avulsos)
Noite de Almirante (conto do livro Histórias sem Data)
O Homem Célebre (conto do livro Várias Histórias)
Conto da Escola (conto do livro Várias Histórias)
Uns Braços (conto do livro Várias Histórias)
A Cartomante (conto do livro Várias Histórias)
O Enfermeiro (conto do livro Várias Histórias)
Trio em Lá Menor ((conto do livro Várias Histórias)
O Caso da Vara(conto do livro Páginas Recolhidas)
Missa do Galo (conto do livro Páginas Recolhidas)
Almas Agradecidas

Um pouco mais:

Foi presidente perpétuo da Academia Brasileira de Letras (ABL), indicado por votos da revista Brasileira. A ABL foi construida espelhando-se a Academia Francesa.Na Academia Brasileira de Letras criou o espaço Machado de Assis, que tem alguns de seus contos, livros, etc; sua biografia, galeria de exposições e tal.

Machado era o maior nome vivo da Literatura Brasil, quando um grupo de jovens, capitaneados por Lúcio de Mendonça resolve finalmente pôr em prática a idéia da fundação da Academia Brasileira de Letras nos moldes da Academia francesa. Machado foi seu primeiro presidente e seu discurso de fundação em 1887 revela sua intenção em participar da Academia:

Senhores,
Investindo-me no cargo de presidente, quisestes começar a Academia Brasileira de Letras pela consagração da idade. Se não sou o mais velho dos nossos colegas, estou entre os mais velhos. É simbólico da parte de uma instituição que conta viver, confiar da idade funções que mais de um espírito eminente exerceria melhor. Agora que vos agradeço a escolha, digo-vos que buscarei na medida do possível corresponder à vossa confiança.
Não é preciso definir esta instituição. Iniciada por um moço, aceita e completada por moços, a Academia nasce com a alma nova e naturalmente ambiciosa. O vosso desejo é conservar, no meio da federação política, a unidade literária. Tal obra exige não só a compreensão pública, mas ainda e principalmente a vossa constância. A Academia Francesa, pela qual esta se modelou, sobrevive aos acontecimentos de toda a casta, às escolas literárias e às transformações civis. A vossa há de querer ter as mesmas feições de estabilidade e progresso. Já o batismo das suas cadeiras com os nomes preclaros e saudosos da ficção, da lírica, da crítica e da eloqüência nacionais é indício de que a tradição é o seu primeiro voto. Cabe-vos fazer com que ele perdure. Passai aos vossos sucessores o pensamento e a vontade iniciais, para que eles os transmitam também aos seus, e a vossa obra seja contada entre as sólidas e brilhantes páginas da nossa vida brasileira. Está aberta a sessão.






Lucas Akamine nº:10

sexta-feira, 14 de março de 2008

Aquecimento Global


Olá pessoal. Estou aqui , postando a minha primeira matéria no blog da sétima. Hoje vou falar de um assunto que está preocupando todo o planeta, que é o Aquecimento Global.Primeiramente eu gostaria de fazer uma pergunta. Como será a vida aqui na Terra nos próximos 100 anos? Eu adoraria saber responder, mas obviamente será totalmente diferente dos dias atuais,tudo por causa das mudanças climáticas que já estão ocorrendo a todo o vapor.A grande preocupação é o derretimento das gelerias que também já estão ocorrendo, e com isso, o nível do mar irá subir, alagando alguns países, como por exemplo a Holanda e o Japão.Vi a pouco tempo no Jornal Hoje da Tv Globo uma matéria sobre o Aquecimento da Terra, onde falava que até 2040 se continuar desse jeito,como nos dias atuais,todas as geleiras poderão derreter. Mas será que isso é verdade, ou os telejornais mostram exageradamente essas matérias para que as pessoas se "toquem" e começem a fazer algo para contribui ao não aquecimento da Terra?São tantas perguntas sem respostas,mas uma delas tem uma resposta concreta: Se não começarmos a diminuir a poluição no mundo todo, as novas gerações irão sofrer muitas dificuldades a se adaptarem ao novo clima do planeta Terra.Em minha última aula de Geografia, que foi na sexta-feira (22) aprendemos um pouco mais sobre as mudanças climáticas, na explicação do professor Delton.Lá ele disse sobre o Aquecimento Global, que achei muito interessante, e cada vez mais aprendo esse interessante e preocupante assunto.E para encerrar a matéria de hoje,deixo um recado: Vamos colaborar para o não aquecimento Global. Mas como? Eu colaborei um pouquinho aqui, escrevendo essa matéria,pois as pessoas que lerem ela,talvez mudem de idéia e comecem a colaborar ao não aquecimento do planeta.É isso aí pessoal, por hoje é só . Espero que vocês tenham gostado!Muito obrigado, abraços!
De: Vitor Moretti Niwa

quinta-feira, 13 de março de 2008

Desmatamento no Brasil


Há três importantes fatores responsáveis pelo desmatamento no Brasil: as madeireiras, a pecuária e o cultivo da soja. Como boa parte opera ilegalmente, principalmente na Amazônia, os estragos na floresta são cada vez maiores.
No Brasil, os estados mais atingidos pelo desmatamento são Pará e Mato Grosso. Este último é o campeão em área desmatada, apesar de ter havido uma redução nos últimos anos.
A média de madeira movimentada na Amazônia - de acordo com um relatório divulgado pelo Governo Federal em agosto de 2006 - é de aproximadamente 40 milhões de m³, incluindo madeira serrada, carvão e lenha. Desse total, apenas 9 milhões de m³ vieram de manejo florestal.
Devemos nos preocupar com o desmatamento, pois um estudo apresentado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) revela que o Brasil é um dos países da América do Sul que apresentaram a maior perda real da área de florestas, nos últimos anos.Segundo o relatório, o Brasil desmatou, no período de 2000 a 2005, cerca de 74% da área desmatada na América do Sul. Isso significa que, dos 42 mil quilômetros quadrados devastados por ano em toda a região sul-americana, pelo menos 31 mil estão localizados em terras brasileiras.O país registrou aumento no índice de desmatamento de 0,5% (período de 1990 a 2000) para 0,6% (período de 2000 a 2005). Ou seja, no segundo período o Brasil perdeu mais de três milhões de hectares de florestas. Também apresentaram altos índices de desmatamento: a África, que concentrava 16% das florestas mundiais e perdeu 9%; e a América Latina e Caribe, perdeu 22 milhões de hectares, sendo que concentrava 47% de todas as florestas existentes no planeta.

De: Letícia S. Holanda

Imigração Japonesa no Brasil


Os japoneses que foram para o Brasil tiveram muitas dificuldades para se integrarem à nossa cultura, assim como nós temos de nos integrar à cultura deles, mas as dificuldades que eles sentiam eram bem maiores do que as que sentimos hoje em dia aqui no Japão.

Tudo começou a partir do século XX, pois o Brasil precisava de mão-de-obra para as lavouras de café, devido à diminuição drástica da chegada de imigrantes italianos, e o Japão por sua vez, estava desde o século XIV com uma crise demográfica que gerava desemprego para uma parte da população, então, para suprir as necessidades dos dois países, foi selado um acordo imigratório entre o governo brasileiro e japonês.
A vinda dos japoneses ao Brasil começou no dia 18 de junho de 1908 com a chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos trazendo 165 famílias japonesas. A maior parte desses imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e do sul do Japão que foram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.
Nos primeiros dez anos de imigração, foram aproximadamente quinze mil imigrantes japoneses ao Brasil. E com o começo da I Guerra Mundial, em 1914, 164 mil japoneses no período de 1917 e 1940 foram para o Brasil. A maioria desses imigrantes preferiam o estado de São Paulo, pois nesta região já havia bairros e até colônias com um grande número de japoneses.
A vida no Brasil era muito difícil para os japoneses por vários motivos, como: a língua, os costumes, a religião, a alimentação, o vestuário, o modo de vida e até mesmo o preconceito.
A imensa maioria dos japoneses tinha como o objetivo enriquecer no Brasil e retornar ao Japão o mais breve possível, como é o caso de muitos de nós, dekasseguis, que viemos do Brasil com intenção de melhorar nossas condições de vida e retornar ao nosso país.
O objetivo dos imigrantes japoneses era praticamente impossível de ser concretizado, pois eles eram submetidos a muitas horas exaustivas de trabalho e tinham como recompensa um salário baixíssimo, além disso, o preço da passagem ao Brasil era descontado do pagamento. Além disso, tudo que os imigrantes consumiam deviam ser comprados dos fazendeiros.
E por causa do desejo de regresso ao Japão, muitos dos japoneses não se integravam a cultura brasileira, além de educarem seus filhos em escolas japonesas que eram fundadas pela comunidade residente no Brasil.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, os japoneses enfrentaram muitos problemas em território brasileiro. O Brasil entrou no conflito ao lado dos aliados, declarando guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Durante os anos da guerra a imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes. O presidente Getúlio Vargas proibiu o uso da língua japonesa e as manifestações culturais nipônicas foram consideradas atitudes criminosas.
Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, as leis contrárias a imigração japonesa foram canceladas e a imigração japonesa ao Brasil voltou a crescer.
Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de japoneses e seus descendentes fora do Japão. Os japoneses que foram para o Brasil trouxeram consigo a sua cultura que contribuiu muito para o nosso país.
De: Letícia S. Holanda

.Exemplo de amizade.


Cruel e frio o humano, não?!
Procuramos um amigo para chorar, lamentar, procura alguém que nunca te diz não. Não me lembro de ver alguém procurar um amigo para comemorar. Isso nos torna tão egoísta...
Mas existem amizades verdadeiras, aquelas que confiam e contam segredos, comemoram ou até choram juntas.
A amizade é um amor muito puro, não é que nem paixão que passa... A amizade da que falo é eterna. Aquela que depois de algum tempo lembram-se dos momentos e micos juntas. A pessoa que qualquer das hipóteses vai estar ao teu lado te dizendo vou contigo, e passa pelas mesmas dificuldades, pelas mesmas felicidades...
O amigo que não te passa cola, mas estuda contigo. O amigo que não te faz chorar... Só de tanto rir. O amigo que não fala você, mas fala nós.
Talvez o amigo é a única companhia que você acredita totalmente. Aquele que você não suporta, mas quando não está você vai procurar. Aquele que esquece as brigas e as mágoas, compensando com palhaçadas.

A amizade nos torna patéticos, mas nos torna humanos...

Bianca de Oliveira Shimamura

quarta-feira, 12 de março de 2008

Amizade


Você já parou para pensar sobre a amizade?
Às vezes nos encontramos preocupados, anciosos, em volta há situações complicadas, nos sentindo meio que perdidos, mas somente o fato de conversarmos com um amigo, desabafando o que está no íntimo, já nos sentimos melhor, mesmo que as coisas permaneçam inalteradas. Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, mas a sua simples presença traz de volta o sol a brilhar em nossa vida.
A simplicidade das brincadeiras, da conversa informal, momentos de descontração que muitas vezes pode ser numa conversa rápida no telefone, no vai e vem do dia ou da noite, no ambiente de trabalho ou de escola, enfim, em qualquer lugar, à qualquer hora.
Entretanto, não existe só alegria, amor, felicidade nesta relação que como em qualquer outro relacionamento, passa por crises passageiras, por momentos intempestivos, abalos ocasionais. Ainda que tenhamos muito carinho pelo amigo em questão, às vezes por insegurança, por ciúme, por estarmos emocionalmente alterados ou nos sentindo pressionados, acabamos sendo injustos com ele e isso pode ser recíproco.
Podemos comparar esse elo de amizade ao tempo que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos, que se desenvolve uma amizade.
Diante do amigos somos nós mesmos, deixamos vir à tona nossos pensamentos à respeito das coisas da vida, nos mostramos como verdadeiramente somos.
Há amigos que nos ensinam muito, nos fazem enxergar situações que às vezes não percebemos o seu real sentido, compartilham a sua experiência conosco, nos falam usando da verdade que buscamos encontrar.
São eles também que nos chamam a razão, chamando a nossa atenção quando agimos de modo contraditório, que nos dizem coisas que não queremos ouvir, aceitar, compreender. Ao longo de nossa vida muitos amigos passam por ela e nos deixam saudade, mas também deixam a recordação de tudo que foi vivido.
É na amizade verdadeira que nós encontramos sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.
Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir.

Postado por: Andrezza Arissa Kuriya Sakomura.

terça-feira, 11 de março de 2008

Trabalho sobre amizade


Amizade é um dos melhores sentimentos que um ser humano pode ter, pois é algo que não se pode comprar ou vender, é algo que você deve conquistar para ter, é algo que você deve valorizar para não perder.
O verdadeiro amigo é aquela pessoa que está sempre com você, que te compreende mais do que qualquer pessoa, que te consola e que consegue te fazer sorrir mesmos nos dias de tristeza, é aquele que te encoraja, é aquele que não te deixa só, mesmo que todos te isolem, é aquele que conhece todos os seus segredos, é uma pessoa em que você pode confiar e que esta pessoa estará ao seu lado quando mais precisar.
Em uma amizade também há obstáculos que você deve passar, há pessoas que tentarão te afastar do seu amigo, há brigas e discussões, mas tudo isso você deve enfrentar e se você conseguir passar por tudo isso é porque esta pessoa é sua verdadeira amiga e você saberá que nesta pessoa você pode contar e que esta amizade para sempre durará.
Muitas pessoas passam por sua vida, mas apenas os verdadeiros amigos é que deixam boas lembranças para você sempre recordar.

Algumas frases de amizade:

- “Em uma amizade pode haver uma vírgula, mas nunca um ponto final.”
- “Se um amigo deixa de o ser é porque nunca o foi verdadeiramente.”
- “Uma das alegrias da amizade é saber em quem confiar.”
- “Os amigos verdadeiros são aqueles que vem compartilhar a nossa felicidade quando os chamamos, e a nossa desgraça sem serem chamados.”
- “Amigos são pessoas raras que nos perguntam como estamos e depois ficam à espera da resposta.”
- “Talvez as melhores amizades sejam aquelas em que hajam muita discussão, muita disputa e mesmo assim muito afeto.”
- “Amigos são como sutiãs: perto do coração e lá para apoiar.”
- “A confidência corrompe a amizade, muito contato a consome, o respeito a conserva.”
- “Amigo: alguém que sabe de tudo a teu respeito e gosta de ti assim mesmo.”
- “Amigo é quem te socorre, não quem tem pena de ti.”


Trabalho da aluna Letícia S. Holanda.