terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A vida de Fernando Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX. Por ter vivido a maior parte de sua adolescência na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos. A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e obra, além do fato de ser o centro irradiador da heteronímia, auto-denominando o autor um "drama em gente".Morreu de cólica hepática aos 47 anos na mesma cidade onde nasceu, tendo sua última frase sido escrita na língua inglesa: "I know not what tomorrow will bring... " ("Eu não sei o que o amanhã trará").

"Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, Não há nada mais simples. Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus."

(Fernado Pessoa)

Postado por: Andrezza Arissa Kuriya Sakomura.

Somos todos iguais

Hoje em dia, a desigualdade social tem aumentado muito, não só a social, mas a econômica tembém. Fora a desigualdade racial que tem sido motivo de muito transtorno e tristeza para várias famílias brasileiras, não só brasileiras, mas à todas famílias do mundo inteiro.As pessoas deveriam se conscientizar que não é só sua cor, sua classe social que vai descrever uma pessoa, que vai torná-lo um cidadão. Vale muito mais um sentimento verdadeiro, do que dinheiro e poder. Mas, tem pessoas que não entendem, essas pessoas são vazias, vazias de um amor verdadeiro, de uma amizade sincera.Um dia, vai perceber o que era realmente importante na vida; o quanto a família o amava e ele simplesmente os ignorava; e quando se arrepender pode ser tarde demais e ninguém mais vai querer ficar perto.Um dia nosso prazo aqui na Terra vai acabar e o que nós levaremos daqui? Nada, nada de bens materias, só o que nós temos por dento, aquilo que ninguém poderá tirar de um ser humano: a dignidade, a sinceridade, a fidelidade, a amizade, a compreeensão e tudo de bom que um ser humano carregar dentro de si.Por isso, nunca julgue o próximo, pela sua cor, pela sua condição financeira porque por dentro, ele é igual à você!

Postado por: Andrezza Arissa Kuriya Sakomura.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ser diferente é necessário

Ninguém é igual. Isso todos sabemos. Cada um carrega consigo uma idéia, um pensamento, um desejo, um sonho diferente. Nem mesmo fisicamente somos iguais uns aos outros. Relativamente, isso é bom. Porque se pensássemos exatamente como nossos colegas e amigos, creio que assim não aprenderíamos com eles, pois são as diferenças que nos tornam pessoas respeitosas.
Saber respeitar o modo oposto de pensar do nosso próximo é fundamental, assim, além de tornarmos uma pessoa tolerante, aprendemos também que mesmo elas tendo idéias diferentes das suas, você pode compreendê-las e, melhor ainda, ser amigo delas. É ótimo saber que você consegue entender e respeitar alguém que tem um modo de vista diferente do seu.
As diferenças são necessárias; mas mais necessário ainda é saber respeitá-las, pois cada indivíduo carrega consigo algo diferente, tornando-o assim, especial.
"Se fôssemos iguais, não haveria graça em conhecer novas pessoas; os assuntos seriam os mesmos, os gostos, as idéias... tudo seria monótono e cansativo. As diferenças vieram para nos fazer crescer e aprendera cada dia algo novo e diferente com o seu próximo."



Postado por: Mayumi Aono - nº 15

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Poema!

Não chores mais o erro cometido;
Na fonte, há lodo; a rosa tem espinho;
O sol no eclipse é sol obscurecido;
Na flor também o inseto faz seu ninho;

Erram todos, eu mesmo errei já tanto,
Que te sobram razões de compensar
Com essas faltas minhas tudo quanto
Não terás tu somente a resgatar;

Os sentidos traíram-te, e meu senso
De parte adversa é mais teu defensor,
Se contra mim te excuso, e me convenço

Na batalha do ódio com o amor:
Vítima e cúmplice do criminoso,
Dou-me ao ladrão amado e amoroso.



William Shakespeare



Postado por: Letícia Saka Holanda
Nº 9