quinta-feira, 13 de março de 2008

Imigração Japonesa no Brasil


Os japoneses que foram para o Brasil tiveram muitas dificuldades para se integrarem à nossa cultura, assim como nós temos de nos integrar à cultura deles, mas as dificuldades que eles sentiam eram bem maiores do que as que sentimos hoje em dia aqui no Japão.

Tudo começou a partir do século XX, pois o Brasil precisava de mão-de-obra para as lavouras de café, devido à diminuição drástica da chegada de imigrantes italianos, e o Japão por sua vez, estava desde o século XIV com uma crise demográfica que gerava desemprego para uma parte da população, então, para suprir as necessidades dos dois países, foi selado um acordo imigratório entre o governo brasileiro e japonês.
A vinda dos japoneses ao Brasil começou no dia 18 de junho de 1908 com a chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos trazendo 165 famílias japonesas. A maior parte desses imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e do sul do Japão que foram trabalhar nas prósperas fazendas de café do oeste do estado de São Paulo.
Nos primeiros dez anos de imigração, foram aproximadamente quinze mil imigrantes japoneses ao Brasil. E com o começo da I Guerra Mundial, em 1914, 164 mil japoneses no período de 1917 e 1940 foram para o Brasil. A maioria desses imigrantes preferiam o estado de São Paulo, pois nesta região já havia bairros e até colônias com um grande número de japoneses.
A vida no Brasil era muito difícil para os japoneses por vários motivos, como: a língua, os costumes, a religião, a alimentação, o vestuário, o modo de vida e até mesmo o preconceito.
A imensa maioria dos japoneses tinha como o objetivo enriquecer no Brasil e retornar ao Japão o mais breve possível, como é o caso de muitos de nós, dekasseguis, que viemos do Brasil com intenção de melhorar nossas condições de vida e retornar ao nosso país.
O objetivo dos imigrantes japoneses era praticamente impossível de ser concretizado, pois eles eram submetidos a muitas horas exaustivas de trabalho e tinham como recompensa um salário baixíssimo, além disso, o preço da passagem ao Brasil era descontado do pagamento. Além disso, tudo que os imigrantes consumiam deviam ser comprados dos fazendeiros.
E por causa do desejo de regresso ao Japão, muitos dos japoneses não se integravam a cultura brasileira, além de educarem seus filhos em escolas japonesas que eram fundadas pela comunidade residente no Brasil.
Durante o período da Segunda Guerra Mundial, os japoneses enfrentaram muitos problemas em território brasileiro. O Brasil entrou no conflito ao lado dos aliados, declarando guerra aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Durante os anos da guerra a imigração de japoneses para o Brasil foi proibida e vários atos do governo brasileiro prejudicaram os japoneses e seus descendentes. O presidente Getúlio Vargas proibiu o uso da língua japonesa e as manifestações culturais nipônicas foram consideradas atitudes criminosas.
Quando a Segunda Guerra Mundial acabou, as leis contrárias a imigração japonesa foram canceladas e a imigração japonesa ao Brasil voltou a crescer.
Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de japoneses e seus descendentes fora do Japão. Os japoneses que foram para o Brasil trouxeram consigo a sua cultura que contribuiu muito para o nosso país.
De: Letícia S. Holanda

Nenhum comentário: