terça-feira, 24 de junho de 2008

Toyota Motor Corporation

Toyota Motor Corp. ( トヨタ自動車株式会社) é uma empresa produtora de automóveis, no Japão, com sede na cidade de Toyota, província de Aichi. Além da marca Toyota, é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu.HistóriaOrigens na Toyoda Automatic Loom —1936A nome original da família era Toyoda, mudado posteriormente por questões de facilidade na pronuncia do nome passando a se chamar Toyota. As origens da empresa remontam à criação de uma secção dedicada à produção de automóveis na já existente empresa voltada à fabricação de teares automáticos chamada Toyoda Automatic Loom, em setembro de 1933. Pouco depois, esta secção da empresa produzia o primeiro motor, um seis-cilindros em linha de 3,4 litros, com o nome de tipo A, em setembro de 1934, usado para produzir o protótipo do primeiro automóvel de passageiros, o modelo A1, concluído em maio de 1935 e o utilitário de modelo G1, em Agosto de 1935. Em 1936 iniciou-se a produção dos modelos de passageiros AA.Com o lucro recorde de 2006, a Toyota esteve muito perto de superar a norte-americana GM, se tornando a maior fabricante de automóveis do mundo. No mês de maio de 2007 foi considerada a maior fabricante de automóveis do mundo, e superou a antiga rival norte-americana GM.Ainda que a companhia seja hoje mais conhecida pelos carros que produz, seguindo o modelo produtivo Toyotismo, continua ainda no negócio da produção de têxteis.
Um pouco que vi na fábrica.
-Tem uma área de mais de duas dúzias de campos de baseball.
-Um carro é produzido em mais ou menos 18 horas.
-Nessa fábrica são produzidos os seguintes carros: Crown, Crown Majesta, Mark X, Estima.
-Bom a fábrica é divida por partes.
-Quem da idéia para melhorar o serviço pode ganhar de 500 a 5 milhões de ienes.
-O carro já chega pintado e aí é só montar.-Quando tem um problema para monta o carro, o trabalhador puxa uma corda que para a linha, daí vai o chefe tentar solucionar o problema, se é resolvido, puxam a corda de novo e a linha volta a rodar
.-Para montar o interior o carro fica sem as portas.
-Os vidros vem de um robo que coloca o vidro no lugar e dois trabalhadores só precisam ajeitar para ser posto direito.
-A mesma coisa com as portas, mas as portas são postos por último.
-Na própria fábrica tem um local que podemos ver exemplos da linha, como um parafuseira, etc.
No museu da Toyota.
O museu da Toyota fica a uns 10, 15 minutos da fábrica.Quando entramos no museu, encontramos uns robôs.Caminhando um pouco mais encontramos um exemplo de um carro híbrido, o Prius, além disso tem uma exposição de carros, muito legal aquela exposição, podíamos entrar nos carros para tirar foto.Tem uma hora que um robô toca um instrumento de sopro, perto da exposição tinha um carro de F1.No segundo andar tinha umas coisas interessantíssimos, de experiencia e tals.Também tinha um lojinha para vender carrinhos, camisetas, etc.
Depois de um dia na Toyota deu para aprender um pouco.

Lucas Lexandre Akamine
Nº:10

Nenhum comentário: